POR QUE REPETIMOS OS MESMOS ERROS?


A neurose do adulto é a repetição da neurose infantil.

A grande maioria das pessoas, em algum momento da vida já se percebeu em um padrão de repetição de comportamento do qual ela não gostaria de reproduzir.

A repetição nada mais é algo que foi ignorado no início. Foi reprimido, ignorado. E aquilo vai se repetindo até que a pessoa se disponha a olhar para dentro, olhar para o sintoma que se apresenta como uma repetição de padrão não controlável.

Existe uma primeira vez para o aparecimento do sintoma. Esse aparecimento inicial é decisivo para a compreensão do surgimento do sintoma.

A psicanálise trabalha com a ideia de que existe uma gênese do sintoma. A eclosão do sintoma é o momento mais revelador de sua causa, que suas reincidências posteriores. Por isso é tão importante falar sobre a sua própria biografia em análise. Por isso o analista tem tanto interesse na biografia do paciente.

Pois ao falar, corre-se o "risco" de encontrar o motivo da causa. O inconsciente funciona como uma espécie de mapa que nos conduz, através de simbolização e ação, à ressignificação de tudo aquilo que estamos dispostos a enfrentar. Quando encontramos o motivo do distúrbio, inicia-se o processo de reparação.

Posts em Destaque 
Posts Recentes 
Arquivos
Pesquisa por Tags 
Sigam-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
  • Twitter Basic Square

© 2017 por P@t Estúdio

Todos os Direitos Reservados

Pat logo5.png