O DESESPERO HUMANO


O que é existir? Quais os efeitos da existência no ser humano?

O indivíduo ansioso, fóbico, aquele que tem síndrome do pânico, do angustiado encontra-se no que podemos entender como desespero emocional.

O desespero é uma doença mortal. Ansiedade, pânico e angústia têm a capacidade de matar o indivíduo em vida. É uma doença do Eu, doença do espírito (consciência).

Podemos entender o indivíduo em três subjetividades existenciais:

1. O primeiro tipo de desespero é aquele que não sabe que tem um si mesmo, um self.

2. O segundo tipo já sabe, mas não quer ser ele próprio. Passa a vida a fugir de si mesmo.

3. O terceiro sabe que existe um si e deseja ser ele mesmo.

O terceiro tipo de indivíduo é geralmente aquele que procura análise, procura algo que lhe ajude a conhecer-se mais, entender mais do que sofre e porque sofre.

O Eu é o efeito de um encontro entre duas subjetividades: entre o que você sente de si mesmo e o outro. O Eu não é uma coisa, é uma relação.

Tudo com o que nos relacionamos está em nós, dentro de nós. O Eu não é uma simples relação em si. O Eu é voltar-se para si próprio através da relação com o outro. Uma tendência a voltar para si tudo que lhe afeta. E com isso o Eu vai se “inchando”.

O Eu é o outro em você. E na medida do outro em você, maior a tendência do indivíduo ignorar a si mesmo. E quanto mais ignora-se a si mesmo, mais se estrutura sofrimento.

Esse Eu estrutura a rede afetiva. Quanto mais inchado, mais se afeta, quanto mais se afeta mais se importa e mais desespero surge.

O desespero, o sofrimento, é uma discordância entre o mundo interno e o mundo externo. O desespero está em nós. O desespero está na impossibilidade de viver tudo aquilo que deseja. O desespero é uma crise do desejo.

O desespero é maior quanto maior a discordância entre a relação que o indivíduo tem com o outro e com a ideia que ele tem de si mesmo. Quanto mais dependência existe nessa relação com o outro mais se estrutura o sofrimento, o desespero.

Posts em Destaque 
Posts Recentes 
Arquivos
Pesquisa por Tags 
Sigam-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
  • Twitter Basic Square

© 2017 por P@t Estúdio

Todos os Direitos Reservados

Pat logo5.png